Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM participa do lançamento da Conferência de Educação de Minas Gerais

AMM participa do lançamento da Conferência de Educação de Minas Gerais

A assessora do departamento de Educação da Associação Mineira de Municípios (AMM), Alessandra Marx, participou, no dia 15 de setembro, da reunião plenária para a aprovação do regimento interno da Conferência de Educação de Minas Gerais (CEEMG) e do lançamento Oficial da Conferencia de Educação de Minas Gerais, realizado pelo Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Educação (SEE).

A construção de um sistema de educação que integre as ações dos municípios e do Estado foi o tema principal da Conferência. A iniciativa foi encabeçada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, entidade que reúne instituições de ensino, gestores públicos e sociedade civil, entre elas a AMM.

No evento, foi apresentado o calendário da Conferência, que acontecerá de 22 a 25 de março de 2018, em Belo Horizonte, e será precedida de etapas nos municípios e conferências em 12 territórios, que vão acontecer de setembro a dezembro deste ano: as municipais até novembro, e as territoriais, entre 16 de outubro e 15 de dezembro deste ano.

“É importante que os gestores fiquem atentos e mobilizem os partícipes municipais para estarem nas conferências, principalmente das municipais e territoriais, pois serão discutidas e aprovadas pautas de extrema relevância e importância para a Educação pública”, atentou a técnica do departamento de Educação, Alessandra Marx.

O objetivo da Conferência de Educação é de mobilizar, deliberar, e apresentar um conjunto de propostas relativas à implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento, à avaliação e à implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

A Conferência Estadual possui caráter mobilizador e deliberativo e apresentou um conjunto de propostas relativas ao Sistema Estadual de Educação, à efetiva implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento, à avaliação e à implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

A Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais-CEEMG acontecerá em três etapas sendo: Conferências Municipais até dia 15 de outubro de 2017; Conferências Territoriais, de 16 de outubro a 15 de dezembro de 2017; e a Conferência Estadual, nos dias  22, 23, 24 e 25 de março de 2018.

Publicado em 19 de setembro de 2017.