Home > COMUNICAÇÃO > AMM participa do Fórum de Gestão da Educação

AMM participa do Fórum de Gestão da Educação

A gestão da Educação tem sido tema de vários estudos e pesquisas no cenário nacional e internacional. Para contribuir para o aprimoramento da área, o Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Inconfidentes, realizou um fórum em parceria com a Prefeitura de Mariana no último dia 28. O objetivo foi promover capacitações e gerir projetos comuns aos municípios consorciados e fazer da região dos Inconfidentes uma referência educacional no Brasil.

A técnica do departamento de Educação da Associação Mineira de Municípios (AMM), Alessandra Marx, foi convidada para ministrar uma palestra sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo ela, todo o recurso gerado pelo Fundo é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. “A dúvida mais frequente dos gestores é em relação à utilização dos recursos, que se destinam ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, independentemente da modalidade em que o ensino é oferecido, duração, idade dos alunos, turno de atendimento e da localização da escola”.

Os municípios devem utilizar os recursos do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental; e os Estados no ensino fundamental e médio. Os investimentos devem ser de no mínimo de 60% na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica pública e o restante dos recursos em outras despesas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

Durante o evento também foram abordados temas relacionados à educação ambiental e informática. Ainda neste ano, serão realizados outros encontros com assuntos comuns e interesse dos municípios da região.

Postado em 05/05/2015

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores