Home > COMUNICAÇÃO > AMM participa de evento sobre cidades inteligentes

AMM participa de evento sobre cidades inteligentes

Para discutir os principais problemas encontrados nas cidades, compartilhar diferentes visões, soluções e boas práticas, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, participa, nesta terça-feira (19/05), do Smart City Business America, edição Curitiba. O evento continua até a próxima quinta-feira (21/05).

O presidente da AMM esteve presente na Conferência Internacional da ONU-Habitat, compondo a mesa “Financiamento do Desenvolvimento Urbano rumo à Habitat III – O papel dos governos locais e do setor privado frente aos desafios do desenvolvimento urbano sustentável”.

Em debate institucional junto ao presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende, e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, Joubert Flores; o prefeito de Pará de Minas cobrou apoio aos municípios. “Sou um grande crítico das agências reguladoras, pois não temos uma legislação muito clara que contribua para que elas ajudem as cidades a se desenvolverem”, enfatizou Antônio Júlio.

Protocolo

IMG-20150519-WA0023_2Após o debate, o presidente da AMM se reuniu com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, de Porto Alegre, José Fortunati, de Campinas, Jonas Donizette, da cidade de San Miguel de los Arroyos na Argentina, e Ismael Passaglia, para a elaboração do Protocolo de Curitiba.

O documento irá orientar a criação de políticas de desenvolvimento urbano sustentável e terá as principais diretrizes que serão enviadas ao Secretariado da III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que ocorrerá na cidade de Quito, no Equador, em 2016.

O evento

O Smart City Business America Congress & Expo é realizado pelo Instituto Smart City Business, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná, Universidade Positivo e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Além da Conferência da ONU Habitat, o evento conta com programações paralelas como o Prêmio Inova Cidade e a Smart City Expo, que apresenta produtos e serviços na área de cidades inteligentes.

As duas primeiras edições do evento, em 2012 e 2013, foram realizadas em Recife (PE). A Associação Mineira de Municípios (AMM) é uma das apoiadoras do evento. Com relevância internacional, o evento recebe representantes de cidades, instituições, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, empresas e empreendedores dos cinco continentes.

Publicado em 19/05/15

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores