Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM participa de evento de apresentação do I Prêmio ODS Brasil  

AMM participa de evento de apresentação do I Prêmio ODS Brasil  

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Governo da Presidência da República, promoveu, nesta terça-feira, 7 de junho, no auditório do Crea-MG, em Belo Horizonte, a apresentação do I Prêmio ODS Brasil a representantes do estado, municípios, sociedade civil e setor produtivo para inscreverem práticas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro da Agenda 2030, elaborada em conjunto com 191 países. Na ocasião, a secretaria executiva da Associação Mineira de Municípios (AMM), Aparecida Canhestro, representou a entidade.

O Prêmio ODS Brasil tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. O Prêmio contribuirá também para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

O assessor da Secretaria Nacional de Articulação Social da presidência da República, Marcio Pontual, explicou que o objetivo dos encontros é a interiorização da política. “Nosso passo é visitar as 27 capitais para incentivar tanto as associações de municípios, como o governo, prefeituras, organizações, consórcios, para que eles incorporem a agenda no processo de planejamento de políticas públicas e no dia-a-dia, para que sejam adotadas posturas mais sustentáveis, como por exemplo economia de recursos naturais, fazer mais com menos. E uma idéia de eficiência, que é justamente o ponto principal da Agenda, que é não deixar ninguém pra trás. E por isso o governo está se associando com atores locais, como a AMM,  para incentivar que a agenda seja colocada em prática.

Na ocasião, a Coordenadora Geral   de Projetos Especiais – ODS,  Rúbia Quintão, destacou que a Agenda 2030 representa uma ferramenta orientadora para planejamento de ações e políticas públicas perenes, capazes de levar o Brasil ao efetivo alcance do desenvolvimento sustentável. “O objetivo é reunir os atores interessados, para que vocês consigam ajudar o país a disseminar a agenda e consequentemente ajudar o planeta, já que é uma agenda global, positiva”, destacou.

Sobre os ODS

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, onde o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030.

Fruto do consenso das negociações obtidas entre delegados dos representantes dos países membros da ONU, a Agenda 2030 incorpora contribuições resultantes do diálogo entre governos e sociedade civil, construídos desde a Rio +20. Esse diálogo resultou na inserção de novas temáticas ao desenvolvimento sustentável tais como: indústria, inovação, infraestrutura, trabalho, crescimento econômico, paz e justiça, mudanças climáticas, dentre outros.

Saiba mais sobre o I Prêmio ODS Brasil aqui.