Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM participa de congressos do CONASEMS em Belém com a presença de quatro mil gestores de saúde

AMM participa de congressos do CONASEMS em Belém com a presença de quatro mil gestores de saúde

A Associação Mineira de Municípios (AMM) esteve representada no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e no 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceram nos dias 25 a 27 de julho, em Belém, no Pará. O evento contou com a participação de quatro mil gestores e teve como tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”.

Juliana Marinho com o presidente do COSEMS/ MG, Eduardo Luiz da Silva

A assessora do departamento de Saúde, Juliana Marinho, representou a entidade na ocasião. “O evento contou com diversas pautas trazendo as evoluções ocorridas nesses últimos anos e os desafios dos gestores para a manutenção e garantia do direito à saúde. Foi um momento de muita integração dos gestores municipais, com destaque para as apresentações das experiências Mostra Brasil, com projetos de sucesso executados pelas equipes de saúde dos municípios”, ressaltou Juliana.

A comemoração dos 30 anos do CONASEMS foi um dos pontos altos do evento, com homenagens, como uma retrospectiva da história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e a importância do Conselho para a saúde pública do país.

Durante a plenária final, a Carta de Belém foi discutida e aprovada pelos secretários. O documento é um compilado dos principais pontos discutidos nas atividades do congresso registrados pela relatoria. Para ler na íntegra, clique aqui. Também foram premiados os projetos selecionados para a Mostra Brasil, aqui tem SUS 14 experiências exitosas por sala, 38 por categoria e uma por estado para a gravação de um web documentário que será lançado na terceira temporada dos “Webdocs Brasil, Aqui tem SUS”.