Home > AMM > AMM participa das oficinas realizadas em parceria com o Programa Qualifica SUAS

AMM participa das oficinas realizadas em parceria com o Programa Qualifica SUAS

A AMM e a SEDESE realizaram oficinas com a metodologia do Mapa Falado por meio dos Supervisores Técnicos licitados mediante o Convênio n.º 918/2015, com as macrorregiões Oeste, Nordeste, Central, Sul e Leste do Estado de Minas Gerais. Essa metodologia visa desenvolver, de forma inovadora, a Supervisão Técnica no Estado de Minas Gerais, a partir do reconhecimento das particularidades dos territórios de cada macrorregião mineira, momento no qual se desenvolvem instrumentos de melhor atendimento às necessidades socioassistenciais da população.

As Oficinas ocorreram com as presenças dos diretores regionais de cada macrorregião para a construção do Mapa Falado, nos seguintes locais e datas:

  • Macrorregião Oeste: Uberlândia – dias 23 e 24 de outubro;
  • Macrorregião Nordeste: Almenara – dias 26 e 27 de outubro;
  • Macrorregião Central: Belo Horizonte, Cidade Administrativa – dias 30 e 31 de outubro;
  • Macrorregião Sul: Belo Horizonte, Cidade Administrativa – dias 08 e 09 de novembro;
  • Macrorregião Leste: Belo Horizonte, Cidade Administrativa – dias 08 e 09 de novembro.

Cabe ressaltar que, em 2015, com a pactuação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e com a aprovação pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Programa Estadual de Qualificação da Gestão Descentralizada do SUAS – Programa Qualifica SUAS, por meio da Resolução CEAS nº 522/2015, o planejamento e a organização das ações de capacitação e qualificação profissionais realizadas pela Sedese ganharam uma configuração inovadora e um impulso para a sua ampliação e aprimoramento.

Tendo em vista a missão institucional da AMM, voltada para o assessoramento, apoio e qualificação das gestões municipais do Estado de Minas Gerais, com foco no seu fortalecimento e autonomia, o Convênio entre ambas as instituições contribui de forma direta no desenvolvimento dos municípios mineiros e de suas populações, com a consolidação da política nacional de assistência social.

A próxima oficina do Programa Qualifica SUAS ocorrerá em Belo Horizonte/MG, nos dias 20 e 21 de novembro, acerca da execução dos mapas falados e a elaboração dos planos regionais de supervisão técnica, com a participação da supervisora master, dos supervisores técnicos e dos diretores regionais de assistência social das macrorregiões mineiras. Em seguida, em dezembro, estão previstas viagens in loco dos diretores regionais a suas bases territoriais com vias a absorver as informações disponibilizadas nos mapas falados.

Informações com Vivian Santana, analista de Políticas Públicas e Assistência Social da AMM, pelo telefone (31) 2125-2437.