Home > COMUNICAÇÃO > AMM lança primeira faculdade Municipalista do país

AMM lança primeira faculdade Municipalista do país

Diante de um cenário político e econômico que impõe desafios para os gestores públicos é importante contar com uma equipe qualificada e profissionais responsáveis que tenham capacidade de interpretar as necessidades reais e propor soluções. O Instituto AMM, um dos braços da Associação Mineira de Municípios (AMM) lançou a primeira faculdade municipalista do país, durante o 31º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, no dia 07 de maio.

Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nas diversas organizações públicas e também no setor privado, irá contar com os cursos de Direito e Administração. De acordo com o Gerente Geral do Instituto AMM de Ensino e Pesquisa, Gustavo Nassif, a proposta é preencher uma lacuna que existe no mercado de trabalho. “Com objetivo de explorar esse seguimento de mercado que visa desenvolver habilidades, além de dotar o servidor público de condições para desempenhar seu papel profissional com qualidade”.

O Instituto AMM é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade contribuir com as organizações públicas e privadas sediadas no país, por meio de ensino, pesquisa e extensão. Foi criado pela AMM para fomentar as ações de capacitação em geral e treinamento de servidores públicos. Propõe a realização de cursos de curta duração, educação superior, pós-graduação, presenciais e à distância, pesquisa, extensão e certificação ocupacional.

A Faculdade Municipalista Mineira (FAMM) iniciará suas aulas em agosto, nos períodos da manhã e noite. Com projeto pedagógico voltado para administração pública, os cursos terão um programa focado nas necessidades das instituições governamentais. “A proposta é pioneira ao introduzir no atual cenário da educação uma qualificação na área jurídica e administrativa voltada para a gestão pública, um setor que vem crescendo no mercado e exige profissionais capacitados”, explica Nassif. O gerente ressalta que mesmo com esse novo viés, os cursos possuem uma especialização como em qualquer curso de Direito e Administração ofertados no mercado, ao mesmo tempo em que oferece as especificidades voltadas para gestão governamental.  “Além do seu aspecto geral e humanista, os cursos possuem uma característica peculiar que permitirão aos alunos a sua inserção tanto no mercado público, quanto no privado”, explica.

O processo de seleção acontece em junho e já está com as inscrições abertas no site da Instituição (www.portalamm.org.br e www.institutoamm.org.br). Para 2015, o Instituto já se prepara para abrir cursos de formação tecnologica, com áreas especificas que atendam à gestão pública.

O presidente da AMM e também do Instituto AMM, Antonio Carlos Andrada, ressalta que o intuito da nova instituição é de dotar o municipalismo mineiro de um Centro de Estudos Acadêmicos para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela Associação. “O Centro será voltado para pesquisa e vai ajudar a qualificar agente públicos com a manutenção de cursos superiores, especialização e cursos técnicos, e também na elaboração de teses de sustentação das bandeiras do movimento municipalista”, acrescenta.

A superintendente da AMM, Cristina Márcia Mendonça, reforçou o diferencial da FAMM. “A preocupação da AMM é formatar facilitadores com conhecimento público, principalmente no âmbito dos municípios que possuem grandes desafios na administração de recursos cada vez mais escassos e na resolução dos demais problemas no atendimento ao cidadão”, completa.