Home > Destaques > AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos

AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos

A Associação Mineira de Municípios (AMM) tem a missão de representar os municípios mineiros e defender a causa municipalista, potencializando o desenvolvimento e a consolidação da autonomia municipal. Os mecanismos e instrumentos necessários ao cumprimento dessa missão foram apresentados na palestra “Mudanças e desafios da gestão pública municipal: qual o papel da AMM?”, quando foi lançada a cartilha “Manual de orientações aos prefeitos eleitos – início de mandato – passo a passo para uma gestão eficiente”.

O material foi preparado, pela equipe da AMM, especialmente para o Congresso. No lançamento, o presidente da AMM, Antônio Andrada, citou os principais tópicos do material, como sendo relevante apoio às ações da administração pública e enfatizou a importância dos prefeitos terem equipes eficientes como garantia de sucesso na gestão municipal.

“Obviamente, o prefeito, sozinho, não dá conta do serviço, para isso é que temos equipe de trabalho. Neste manual, há um roteiro para que o prefeito eleito possa, inclusive, orientar a sua equipe de transição com assuntos que devem ser entendidos e compreendidos. E, também, orientações para os atos ao assumir a prefeitura”, enfatizou o presidente Antônio Andrada.

Corpo técnico

Para cumprir fielmente a sua missão, a AMM disponibiliza às administrações públicas mineiras um corpo técnico de colaboradores que atuam nas diferentes áreas de atuação da gestão municipal. O superintendente da Associação, Gustavo Nassif, apresentou os principais produtos e serviços da instituição e as 12 áreas técnicas da AMM – assistência social, captação de recursos, contábil, convênios, desenvolvimento econômico, direitos humanos, economia, educação, esportes, jurídica, meio ambiente e saúde.

Além das áreas técnicas, os gestores podem contar, também, com o espaço da AMM na Cidade Administrativa – sede do Governo do Estado. “Um espaço alugado, com toda a estrutura para o prefeito, com secretária e assessores à disposição, em um espaço para quando os senhores estiverem na Cidade Administrativa para tratar de assuntos de interesse das cidades que administram”, reforçou Gustavo Nassif.

Diário oficial

Os novos gestores precisarão dar publicidade aos atos públicos. A AMM oferece aos municípios o Diário Online, uma ferramenta em que é possível fazer as publicações da prefeitura, de forma ampla, pagando valor até 80% menor se comparada à forma impressa dos diários oficiais dos municípios.

Trata-se de uma moderna ferramenta que atende todas as exigências legais para publicação de atos do Governo Municipal. O principal diferencial em relação aos demais meios de publicação está na autonomia que o município terá para fazer as suas publicações, não dependendo mais de papéis, pagamentos antecipados ou qualquer burocracia que possa dificultar o processo.

CQGP

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública, mais conhecido como CQGP, foi criado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) com o intuito de auxiliar na formação e no desenvolvimento dos profissionais que atuam nas diversas áreas de competência da administração municipal. A inovação na forma de oferecer capacitação é uma das conquistas do CQGP, que oferece cursos sobre os principais temas da administração pública, em turmas de, no máximo, 50 alunos, com duração de dois dias. Saiba mais neste link.

Boas práticas

palestra-entidades-1-portalOs gestores que buscarem eficiência e eficácia em suas administrações, poderão concorrer ao “Prêmio Mineiro de Boas Práticas”, entregue no Congresso Mineiro de Municípios, que acontece no mês de maio de 2017. “As melhores práticas, mediante um edital, que tem regras próprias, são selecionadas, por uma equipe técnica, como atividades desenvolvidas pelos municípios e que merecem destaque, e servem como referência para atividades em outros municípios”, explicou o superintendente, ao final da palestra.

Defesa municipalista

Após a palestra da AMM, o presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), Vladimir Azevedo, apresentou as ações da entidade, e falou sobre a sua experiência como gestor municipal à frente da prefeitura de Divinópolis. Entre os conselhos do gestor estão o da importância dos novos prefeitos fazerem planejamentos consistentes nos primeiros seis meses de gestão.

O consultor Ângelo Roncalli e o vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, fizeram a apresentação dos produtos e serviços da entidade, que representa mais de 5 mil prefeituras de todo o Brasil.

Fotos: Rosane Gonçalves e Cláudio Rezende.
Publicada em 11 de novembro de 2016.

You may also like
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores
Projeto (Re)pensar – Hospitalidade