Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > AMM Itinerante realiza primeira reunião no Norte

AMM Itinerante realiza primeira reunião no Norte

Promover a interiorização das atividades desenvolvidas pela Associação Mineira de Municípios (AMM) é o principal objetivo do AMM Itinerante. A primeira reunião já está marcada e irá acontecer na cidade de Montes Claros, com abrangência das três microrregionais localizadas no Norte de Minas. O encontro será no dia 22 de setembro, terça-feira, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

De acordo com o presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, essa aproximação é essencial para valorizar o trabalho municipalista desenvolvido no Estado. “A AMM será a porta-voz dos 853 municípios mineiros vai fazer voz ativa frente às instituições nacionais e aos governos Estadual e federal. Por isso nós vamos nos aproximar de todos os municípios e ajudar a fortalecer as associações microrregionais”.

Minas conta, atualmente, com 43 associações microrregionais, 74 consórcios de Saúde e diversos consórcios multifinalitários. “É possível perceber que a organização e união, principalmente dos pequenos municípios, é essencial para a execução de políticas públicas”, destaca o presidente da AMM.

Norte de Minas

A cidade de Montes Claros irá sediar o encontro e deve reunir cerca de 90 prefeitos representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Microrregião da Serra Geral de Minas (União Geral), Associação Microrregional dos Municípios da Sudene (Amams) e da Associação Microrregional dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf).

De acordo com o prefeito de Montes Claros e diretor da Regional da AMM no Norte, Ruy Muniz, as reuniões itinerantes aproximam os municípios da Associação e mostram para a diretoria a realidade das prefeituras. “Conhecer a atual situação dos municípios do interior é fundamental para auxiliar na busca de alternativas para sanar os problemas dos municípios. Esse tipo de reunião fortalece o municipalismo e une forças na região para enfrentar as dificuldades comuns dessas cidades. Por isso vamos nos empenhar para mobilizar os prefeitos a participarem do encontro”, enfatiza.

O presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio Lopes Oliveira, comemora a iniciativa da AMM. “A interiorização das ações da AMM, por meio das reuniões itinerantes, é muito importante. Isso irá ajudar no debate de ideias, propostas e projetos, aproximando as regiões através de um projeto macro e de interesse de todos”.

Temas como a judicialização das políticas públicas de Saúde, o decreto de situação de emergência e medidas de fortalecimento das prefeituras do Norte foram propostos pelos representantes das microrregionais. O AMM Itinerante conta com o apoio Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Presenças confirmadas

Além do presidente Antônio Júlio, que vai conduzir a reunião, estarão presentes o presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio Lopes; o presidente da Ammesf e prefeito de Francisco Sá, Denilson Rodrigues Silveira; o presidente da União Geral e prefeito de Catuti, Hélio Pinheiro da Cruz; e dos diretores da Regional Norte da AMM: prefeito de Janaúba, Yuji Yamada; e de Montes Claros, Ruy Muniz.

Serviço: AMM Itinerante – Norte de Minas

Local: Sede da Microrregional Amams, Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416, Bairro Ibituruna, Montes Claros.

Quando: 22 de setembro de 2015, terça-feira, 9h as 18h.

Mais informações: (31) 2125-2421 ou (31) 9997-9887

Inscrições somente no local

artigo-portal

 

Publicado em 10/09/15

You may also like
Norte de Minas se reúne para debate político
AMM Itinerante
AMM participa de discussão em fórum regional