Home > COMUNICAÇÃO > AMM incentiva Serviço de Inspeção Municipal

AMM incentiva Serviço de Inspeção Municipal

A implantação do programa Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi tema de esclarecimentos dos técnicos da Associação Mineira de Municípios em visita ao município de José Raydan, no Vale do Rio Doce. Na última terça-feira (10/03), o consultor técnico Leandro Rico, do departamento de Desenvolvimento Econômico, e o assistente jurídico, Thiago Ferreira, orientaram representantes de sete cidades daquela região para a formação de consórcio multifinalitário para execução do SIM.

“Com o consórcio, é possível atender demandas nos diferentes setores da administração, como saneamento, iluminação pública e inspeção sanitária”, exemplicou Leandro Rico. Em sociedade, os municípios de Capelinha, Água Boa, Santa Maria do Suaçui, José Raydan, São Pedro do Suaçui, São Sebastião do Maranhão e Jacuí vão implantar o serviço de inspeção para legalizar a produção do queijo parmesão artesanal, principal produto da região.

“Com a legalização das pequenas agroindústrias, os produtores rurais poderão comercializar os produtos para outras cidades e, quem sabe, para outros estados. Isso trará desenvolvimento econômico para toda a região”, enfatizou Rico.

Sul de Minas

A AMM também esteve presente no Sul de Minas, na cidade de Dom Viçoso, no último dia 6. Durante assembleia geral da

Equipe da AMM participou de reunião em Dom Viçoso com mais de 16 prefeitos da região do Sul de Minas

Equipe da AMM participou de reunião em Dom Viçoso com mais de 16 prefeitos da região do Sul de Minas

Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag), com a participação de 16 prefeitos da região, técnicos da associação falaram sobre o SIM e a regularização de pequenos produtores de ovos, embutidos, mel e frango que atuam na região.

“Os municípios já estão consociados e agora querem implantar o sistema de inspeção. Com isso, os pequenos produtores estarão aptos a participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a concorrerem com grandes indústrias. É o fortalecimento dos pequenos e micro empreendedores trazendo desenvolvimento local. Esse é um dos nossos principais objetivos”, ressaltou Leandro.

 


SIM – Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos, mel e doces. Monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.

Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

You may also like
Presidente participa de reunião em João Monlevade
Uberaba recebe oficina para capacitação do SIM
Técnicos da AMM levam esclarecimentos ao interior