Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > AMM e Sedese lançam Caderno de Orientações para a Proteção Social Básica

AMM e Sedese lançam Caderno de Orientações para a Proteção Social Básica

A Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) promoveram, nesta quinta-feira, 4 de agosto, em Belo Horizonte,  o Seminário “A prevenção e o trabalho social com famílias na Proteção Social Básica”. Durante o evento, ocorreu também o lançamento do Caderno de Orientações, que será utilizado como material didático nos cursos de capacitação do Qualifica SUAS, realizados em 21 cidades pólo de Minas Gerais, a partir deste mês.

O Caderno contribuirá para o curso de “Atualização sobre especificidades e interfaces da Proteção Social Básica do Suas”, que integra as ações do Programa Nacional CAPACITA SUAS e fará parte do material didático dos cursos que serão realizados em 2016. Além disso, contribuirá com outras atividades previstas no programa estadual Qualifica SUAS, que tem como objetivo contribuir com a qualificação e a capacitação permanente dos trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social em Minas Gerais.

“A parceria com a Sedese resultou em importantes ações já executadas no primeiro ano do programa, elas nos fizeram aproximar dos municípios e de suas realidades. Temos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza que com o Qualifica SUAS, a capacitação continuada e o apoio técnico aos municípios, conseguiremos grandes resultados” disse a técnica do departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo.

O superintendente da AMM, Gustavo Nassif, também reforçou a importância da parceria entre AMM e Sedese para que atinjam o objetivo principal, que é o de dar um suporte às famílias que carecem deste tipo de trabalho realizado pela Assitência Social, com os Cras de cada cidade mineira. “Queremos colocar a nossa Instituição aberta e à disposição daqueles municípios que estão em condições de vulnerabilidade, para que a parceria seja de fato útil, capaz e efetiva para promover este tipo de ação”, completou.

“Este não é um seminário qualquer, é um marco na contribuição para a melhoria dos serviços de assistência social. O passo de hoje tem um caráter técnico, uma ação de fortalecimento da prevenção social. Aqui, hoje, temos uma orientação, uma técnica que realmente apóie as equipes dos Cras a realizarem o trabalho social com as famílias”, afirmou a secretária Rosilene Rocha durante a abertura do Seminário.

Além dos técnicos da Sedese apresentarem o conteúdo do caderno, a palestra “O caráter preventivo da proteção social básica no Suas”  foi tema de debate entre os mais de 200 participantes. Foram abordadas a prevenção como estratégia para o enfrentamento à pobreza no campo.

Parceria comemora um ano

O convênio entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) para a realização do Programa Estadual de Qualificação da Gestão Descentralizada do SUAS, conhecido como Qualifica SUAS, completa um ano em agosto. Ao longo da parceria, vêm sendo realizadas ações conjuntas de apoio técnico, planejadas e coordenadas para promover a qualificação e a capacitação continuada dos servidores que atuam na Assistência Social em todos os municípios mineiros.

Publicado em 4 de agosto de 2016.