Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM e Sedese lançam “Caderno de orientações do controle social do SUAS”

AMM e Sedese lançam “Caderno de orientações do controle social do SUAS”

A Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) promoveram o Seminário de lançamento do “Caderno de orientações do controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, no dia 4 de agosto.

O seminário abre o processo das 21 Conferências Regionais de Assistência Social e da Conferência Estadual, além de marcar o lançamento do caderno, que faz parte do cronograma de ações do programa Qualifica Suas, do convênio firmado entre a AMM e a Sedese.

De acordo com a assessora do Departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, “o lançamento do Caderno é essencial para orientar os trabalhadores do Suas e enriquecer as conferências de Assistência Social. Por se tratar de uma política de direito, a Conferência de Assistência Social é também um momento para prestação de contas.”

A Subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Aparecida Albuquerque, enfatiza a relevância da parceria com a AMM que atesta a importância da participação da população. “Nós devemos ouvir os usuários da assistência social, pois são eles que sabem o que é melhor para a população. A AMM mostra essa importância aos prefeitos e secretários municipais. A forma de participação é por meio dos Conselhos de Assistência Social, por isso é tão importante capacitar os conselheiros. E os prefeitos devem ter como meta promover e participar das conferências.”

O superintendente-executivo da AMM, Rodrigo Franco, salienta que a parceria da Associação com a Sedese reforça o compromisso “de levar aos prefeitos a importância da política pública de assistência social. Além disso, esse trabalho concretiza o papel das instituições de apoiar os municípios na consolidação do controle social, fortalecendo a participação da sociedade no processo.”

No seminário foi promovida, também, a reunião da Supervisão Técnica – Eixo 4, do Programa Qualifica SUAS, com a participação das diretorias regionais.

Mais informações com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, pelo telefone (31) 2125-2432.

Publicado em 4 de agosto de 2017.