Home > COMUNICAÇÃO > AMM e SEDESE buscam apoio das microrregionais em capacitação para o SUAS

AMM e SEDESE buscam apoio das microrregionais em capacitação para o SUAS

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, teve início em 2005, e tem sido um grande desafio consolidá-lo no estado brasileiro. Por ser uma política pública muito nova, os gestores municipais têm tido grandes dificuldades na sua implantação. Pensando nisso, foi realizada, nessa quarta-feira (26), uma reunião de trabalho para apresentar às microrregionais do estado  uma parceria para realização de capacitação na área de assistência social.

A Consultora de assistência social, Mayra Camilo destacou a importância dessa parceria. “A proposta de parceria entre AMM, Sedese e microrregionais fomentará e dará forças para o aperfeiçoamento do SUAS  e para sua implantação correta nos municípios mineiros”, enfatizou. Para Roberta Lima, subsecretaria de Assistência Social, o fato da AMM e das microrregionais terem grande capilaridade no estado e terem como missão fortalecer o apoio às políticas públicas nos municípios, tornam essa parceria indispensável. “Percebemos que os municípios estão com grande dificuldade na implantação desse sistema, no sentido de criar o serviço para a população”, disse a subsecretária.

microsreuniaofev141

A proposta é criar pólos de referência nas micros, realizar cursos telepresenciais  permanentes, além de contar com o apoio do Instituto AMM, por meio dos cursos já realizados, pelo CQGP e AMM em Ação, para um esclarecimento e capacitação cada vez maiores. O gerente geral do Instituto de Ensino e Pesquisa da AMM, Gustavo Nassif, falou da importância de unir forças com órgãos públicos para transmitir uma capacitação mais eficaz. “Estamos potencializando uma série de parcerias com órgãos da administração, para podermos levar às micros a expertise desses órgãos, o que eles já fazem, e as modelagens que já são desenvolvidas, em se tratando de capacitação, pelos próprios órgãos”, disse.

O presidente da AMEP e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, reconhece a importância dessa parceria, e acredita que esse tipo de ação favorece os municípios. “Essa parceria vai trazer capacitação sem onerar os municípios.  Precisamos fazer uma administração criativa sem dinheiro e capacitando nossos funcionários, podemos ter mais êxito nessa jornada”, enfatizou.

Além da proposta de parceria, durante a reunião, foram apresentadas as inovações que o Instituto AMM trará para a questão de capacitação da AMM, e a apresentação do 31º Congresso Mineiro de Municípios, feito pela gerente geral de planejamento da AMM, Cristina Mendonça. O evento acontecerá de 6 a 8 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.

microsreuniaofev142