Home > COMUNICAÇÃO > AMM capacita gestores em Governador Valadares

AMM capacita gestores em Governador Valadares

A Gestão Orçamentária e Financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi tema de capacitação na última quarta-feira (16/09), na cidade de Governador Valadares. Gestores, técnicos e contadores da Assistência Social estiveram na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), para atualização profissional.

Para Mayra Camilo, técnica do departamento de Assistência Social da Associação Mineira de Municípios (AMM), a capacitação contínua dos gestores da área é de extrema relevância, principalmente com o momento atual de crise. “Capacitar os gestores em como gastar os recursos de Assistência Social é uma estratégia importante para o aprimoramento da Gestão do Suas”.

Uma das grandes dificuldades apontadas pelos participantes foi a falta de comunicação com o setor de contabilidade do município, o que muitas vezes dificulta e trava o gasto de recurso. “Os participantes pontuaram que alguns recursos são engessados. Alguns podem ser usados com custeio, outros não. O cofinanciamento do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), por exemplo, pode pagar pessoal, mas o recurso do Índice de Gestão Descentralizada do Suas (IGD-Suas) não permite o gasto dessa forma”. Segundo Camilo, o caminho é investir em capacitação continuada para gestores, técnicos e contadores poderem sanar dúvidas como estas.

Recursos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foram identificados, aproximadamente R$ 200 milhões em recursos da Assistência Social parados nas contas dos municípios.

Estes dados apontam a necessidade imediata de capacitar e assessorar os municípios a gastarem os recursos da Assistência Social, de modo a qualificar e tornar mais eficiente a gestão dos recursos na área. A baixa eficiência na utilização dos recursos da assistência social tem implicado em diminuição da arrecadação de recursos pelos municípios, devido a suspensão de repasses e ainda ao baixo desempenho em indicadores de incentivo à gestão, como o Índice de Gestão Descentralizada do Suas (IGD-SUAS) e Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF).

Qualifica Suas

Como estratégia ao aprimoramento de gestão nos municípios o Governo de Minas, com o apoio da AMM, lançou em agosto, o Qualifica Suas. O programa propõe um conjunto de ações, planejadas e coordenadas, em busca da qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do do Suas.

Foto: Ardoce

Publicado em 18/09/15

You may also like
Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas
Prorrogado prazo para transferência de recursos do Suas para novas contas
Gestores de Assistência Social têm até 4 de junho para preencher o Plano de Ação
Prefeituras devem transferir recursos do Suas para novas contas até o final desta semana