Home > COMUNICAÇÃO > AMM capacita conselheiros tutelares no Norte

AMM capacita conselheiros tutelares no Norte

Nos dias 2 e 3 de dezembro, cerca de 400 conselheiros tutelares de 75 municípios do Norte de Minas se reuniram em Montes Claros. A Capacitação Regional dos Conselhos Tutelares do Norte de Minas teve por objetivo levar informações sobre a estrutura e funcionamento dos conselhos, buscando o pleno exercício do papel daqueles que defendem os direitos das crianças e adolescentes.

A iniciativa é resultado do trabalho conjunto da Associação Mineira de Municípios (AMM), Associação de Municípios do Médio São Francisco (Ammesf) e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Associação dos Conselheiros Tutelares de Minas Gerais (Acontemg), Ministério Público (MPMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O prefeito de Francisco Sá e presidente da Ammesf, Denilson Rodrigues, ressaltou a importância de realizar a capacitação desses atores sociais. “Muitos aqui estão em seu primeiro mandato e eles têm que ser capacitados, pois a função do exercício do conselheiro é muito importante para a sociedade”.

A coordenadora do departamento de Direitos Humanos da AMM, Mayra Camilo, comemorou a participação e envolvimento dos presentes. “A capacitação superou as nossas expectativas graças à grande participação. Essa ação reafirma o compromisso da AMM em qualificar os gestores municipais de forma continuada”.

Esta foi a primeira reunião de um módulo de três encontros. O segundo deve ser realizado no mês de abril de 2016 e o terceiro, em agosto do mesmo ano. Todos os participantes receberam certificado de participação ao fim da capacitação.

Ronaldo Murça está no quinto mandato como conselheiro tutelar na cidade de Francisco Sá. Ele vê a capacitação da rede de proteção como essencial ao trabalho. “Hoje temos aqui alguns prefeitos e isso é importante, pois eles vão entender que o conselho tutelar tem que ser olhado com bastante atenção e muito amor. É importante dar apoio e conhecimento à rede de conselheiros, pois algumas crianças e adolescentes podem estar em situação de risco e elas precisam da nossa ajuda”.

Os Conselhos Tutelares

São representantes da população que atuam para zelar e garantir que os direitos da criança e do adolescente sejam cumpridos. Os conselheiros trabalham para proteger crianças e jovens que estão em situação de negligência, exploração sexual e violência física ou psicológica. Os conselheiros também podem atuar nos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança.

Foto: Juliana Marinho

Publicado em 03/12/15

You may also like
AMM leva qualificação para o serviço público
AMM capacita gestores em Governador Valadares
Conselhos tutelares unificam eleições
Economia e gestão são focos de cursos do CQGP