Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM apresenta projeto de interiorização em parceria com importantes instituições estaduais

AMM apresenta projeto de interiorização em parceria com importantes instituições estaduais

“AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”  inicia primeiro ciclo em Andradas, dia 21

A parceria com importantes instituições estaduais para a execução do projeto “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões” foi formalizada na tarde desta quinta-feira, 14 de julho, durante reunião na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM). Os representantes das entidades assinaram o termo de cooperação técnica firmado com a AMM, para levar ao interior de Minas Gerais conhecimento aos gestores e servidores públicos, que, muitas vezes, não conseguem vir à capital para receber esse tipo de assessoria.

Segundo o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, o desafio é implantar a cultura do planejamento nos pequenos municípios. “Já temos, na legalidade, o planejamento. Somos impelidos a planejar, temos a PPA, mas na verdade não temos essa cultura”. Segundo ele, o trabalho será de conscientização, para levar a estrutura e o que a Associação tem de bagagem, junto com a dos parceiros, para quem está precisando de um socorro, um farol para os pequenos municípios.

Julvan ressaltou também a importância das parcerias para que o projeto alcance seu objetivo de conscientizar e capacitar os gestores, influindo na dinâmica da administração pública. “Sou prefeito de uma cidade com menos de 10 mil habitantes, pela primeira vez na história da AMM isso acontece. E eu sei bem sobre as dificuldades técnicas, essa questão de um gerenciamento mais qualificado. As parcerias com essas instituições vai nos possibilitar isso: levarmos iscas de conhecimento para depois aprofundarmos, no dia a dia, com esses municípios”, ressaltou.

O “AMM nos Municípios- Encontro nas Macrorregiões”, que tem início na próxima semana (21), no município de Andradas, região sul do estado, conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG); do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG); do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/Subsecretaria de Integração Regional), e Secretaria de Estado de Segurança Pública/SESP/Subsecretaria de Integração, e Rede Minas de televisão; e com os apoiadores institucionais – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Parceiros

O secretário de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR), Carlos Murta, destacou que é imprescindível esse tipo de iniciativa por parte da AMM, e que é uma importante parceria para que possam multiplicar essas ações. “Acredito que estaremos juntos para levar melhorias a todos os municípios, principalmente aqueles dos rincões de Minas, que às vezes ficam isolados, sem poder vir à sede da AMM ou mesmo procurar o estado. E estaremos lá, nesses 30 encontros, para orientar melhor quem não tem condições de vir até nós”, disse.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Cláudio Couto Terrão, destacou que qualquer projeto que tenha como objetivo levar a capacitação, sempre é de extrema importância. Segundo ele, esse tipo de iniciativa vai de encontro a um lado do órgão que tem sido evidenciado por eles, que é a questão pedagógica, além só do controle e fiscalização dos municípios: “o Tribunal de Contas também tem essa visão: nada se faz se não tiver conhecimento. O presidente Julvan está de parabéns pela iniciativa e o Tribunal será um grande parceiro do projeto”.

Para o diretor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Luiz Gonzaga Chaves Campos, que representou o presidente da entidade, Jobson Nogueira, levar essa capacitação para o interior facilita a elaboração de projetos viáveis nos municípios. “Com a nossa indicação de um melhor caminho para a elaboração dos projetos, distribuição de cartilhas, das orientações, podemos facilitar para que a informação chegue de forma mais eficaz”, disse.

Importante apoio para a execução do projeto, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi representada pelo consultor Ângelo Roncalli, que parabenizou a iniciativa da AMM. “Estaremos juntos, levado informações, colocando os técnicos à disposição. Além de qualificar, queremos também apresentar a pauta municipalista, para que possa favorecer a melhor prática da política pública”, destacou.

Representando o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, anfitrião do primeiro encontro promovido pela AMM, o advogado Flávio Gambogi, disse que um dos principais problemas enfrentados pela gestão publica hoje é a questão da capacitação. Porque o gestor não capacitado erra com facilidade, levando a punição do município e de si próprio. Daí a importância de ir ao interior ensinar as boas práticas de gestão para evitar uma eventual punição e para melhorar a eficiência da gestão da coisa pública”, enfatizou.

A Rede Minas de Televisão é a mais nova parceira do projeto. O vice-presidente da Rede, Felipe Piló, também parabenizou a AMM pela iniciativa de interiorizar o conhecimento. “A Rede Minas, com a sua capilaridade, pode levar também um pouco disso e despertar nos gestores locais a importância da capacitação. Somos parceiros da AMM”, parabenizou.

Da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (SESP-MG), também será parceira da AMM, e, representada pelo Coronel Marcelo Wladimir, também reafirmou o compromisso de apoiar os municípios mineiros e parabenizou a AMM pela iniciativa.

Primeiro encontro

No dia 21 de julho, em Andradas, a região sul de Minas recebe o primeiro encontro da programação. O evento deve contar com a presença de autoridades da região, apresentação dos programas desenvolvidos pelas entidades parceiras. E ainda, terá a apresentação técnica da equipe da AMM, direcionada às individualidades e particularidades de cada uma das regiões, atendendo as suas demandas.

Os temas que serão abordados serão políticas públicas de Engenharia, Regularização Fundiária, apresentação do projeto do TCE, “Na ponta do lápis: A escola da formação”, além do papel do gabinete na gestão integrada municipal e a participação social a segurança pública.

Na parte da tarde, será realizado um ato de transferência da sede da AMM para o município de Andradas, além de apresentação institucional, pronunciamento de autoridades e um passeio guiado pelo município.

Confira aqui a programação de Andradas.

Confira aqui o1º Ciclo de viagens em 2017