Home > COMUNICAÇÃO > AMM apresenta projeto de instalação de UTC na região da Mantiqueira

AMM apresenta projeto de instalação de UTC na região da Mantiqueira

Para auxiliar as cidades de pequeno porte a se adequarem ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), os técnicos do departamento de Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios (AMM) elaboraram um projeto de instalação de Unidade de Triagem e Compostagem (UTC). Como apoio da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA), a proposta foi levada aos 15 municípios da localidade e foi elaborada uma proposta de consórcio intermunicipal. Na proposta, serão desenvolvidas cinco UTC´s, solução ambientalmente correta para a disposição final e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

Os pequenos consórcios intermunicipais têm o intuito de solucionar, em grupo de prefeituras menores, a questão do lixo. “A UTC, associada a um aterro de pequeno porte, visa dar uma solução global na questão do lixo: fazer a triagem dos resíduos, a compostagem do material orgânico e aterrar apenas os rejeitos (resíduos não aproveitados) no Aterro Sanitário de Pequeno Porte”, ressalta o consultor da AMM, Licínio Xavier.

A proposta apresentada pode ser uma alternativa para os mais de 500 municípios mineiros com população inferior a 20 mil habitantes. “Os municípios já estão suscetíveis a embargos e multas, já que o prazo para a adequação terminou. A proposta minimiza os custos e torna possível para essas pequenas localidades”, esclarecer o engenheiro agrônomo e técnico da AMM, Sérgio Martins.

Através do AMM e CNM – Ação Municipalista, o projeto de instalação das UTC´s será apresentado nas diferentes regiões de Minas. As próximas cidades a receberem os técnicos das duas ações serão Uberlândia (21), Araxá (22) e Patos de Minas (23).

Tire suas dúvidas sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos no Portal Brasil clicando nesse link: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/tire-suas-duvidas-sobre-a-politica-de-residuos-solidos