Home > COMUNICAÇÃO > AMM apóia programa Minas sem Lixões na bacia do Rio das Velhas

AMM apóia programa Minas sem Lixões na bacia do Rio das Velhas

O departamento técnico de Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios – AMM busca ser um apoio para órgãos e empresas que trabalhem com questões ambientais e precisam do amplo acesso que a associação tem nos municípios mineiros. Diante disso, o coordenador técnico da Fundação Israel Pinheiro, Eualdo Lima Pinheiro, esteve na AMM nesta terça-feira (28), para discutir questões sobre a implantação do programa Minas sem Lixões nos 51 municípios da bacia do Rio das Velhas.

“Estamos buscando um apoio para os municípios em relação à disposição final de seus resíduos sólidos. Por isso estamos, buscando a parceria com a AMM, para somarmos esforços na mobilização desses municípios”, disse Eualdo. Segundo ele, a viabilidade financeira é um dos vários pontos críticos nesse processo de implantação de meios corretos para a dispensa dos resíduos. “A idéia básica é tentar desenvolver um arranjo para que esse empecilho seja minimizado, de maneira que os municípios não precisem investir muito para que consigam eliminar seus lixões”, completa. Uma solução viável para o problema financeiro são os consórcios, a união desses municípios para um projeto comum.

Para Eualdo, a AMM pode ser um apoio no que tange ao viés político, fazendo os contatos e a mobilização dos gestores, e assim, canalizando esforços para solucionar os problemas destes municípios.