Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM apoia CNM no projeto “Ação Municipalista” em Minas Gerais

AMM apoia CNM no projeto “Ação Municipalista” em Minas Gerais

O município de Ritápolis, localizado no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, recebeu, nesta quarta-feira (21), diversos prefeitos da região no primeiro evento da série de encontros Ação Municipalista. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), a proposta tem como objetivo aproximar os gestores locais da pauta prioritária e de outras questões importantes do movimento municipalista.

O consultor da CNM, Ângelo Roncalli, conduziu as falas e detalhou aos participantes os itens mais urgentes aos municípios. Entre eles, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2015, que trata da atualização dos programas federais pelo índice oficial de inflação; o piso do magistério, questões sobre emenda parlamentar, entre outras. “Precisamos que a base esteja informada para que possamos avançar com as pautas no Congresso. Cada um deve cobrar isso do seu deputado”, ressaltou.

O prefeito anfitrião, Higino Zacarias de Sousa, presidente do Conselho Fiscal da AMM, representou o presidente da entidade, Julvan Lacerda, destacando que essa união em torno das questões que afligem os municípios proporciona às administrações municipais mais conhecimento sobre o funcionamento do governo em Brasília, bem como as pautas que estão em andamento no Congresso Nacional e que dependem da pressão em deputados para que possam andar. “É um evento importante para os prefeitos, mas também para os funcionários das prefeituras, como advogados, contadores e tesoureiros, para que tenham conhecimento do que o movimento tem feito por nós e como andam as coisas no cenário político do país”, destacou.

O prefeito de Ritápolis também parabenizou o trabalho de aproximação que vem sendo realizado na AMM, frisando que a união entre as entidades nacional e as estaduais, aliadas às microrregionais, fortalecem a luta do municipalismo.

O auditor interno da AMM, também um dos responsáveis pelos processos de afiliação do Diário Online, Rodrigo Lázaro, participou do encontro e falou da importância dos municípios estarem afiliados à AMM e serem adeptos ao diário oficial dos municípios.

Conquistas

O representante da CNM lembrou algumas das conquistas do municipalismo em 2017. Destaque para o compromisso do governo federal em liberar do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) estimado em R$ 2 bilhões; a questão dos precatórios, a CFEM. Ele convidou ainda os participantes a somarem esforços ao movimento municipalista na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento está marcado para os dias 21, 22, 23 e 24 de maio.

Congresso Mineiro de Municípios

O prefeito de Ritápolis aproveitou a ocasião para convidar os presentes para o 35º Congresso Mineiro de Municípios, que será promovido nos dias 8 e 9 de maio, em Belo Horizonte, capital do estado.

Em 2018, o evento municipalista terá como tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, acontecerá de 8 e 9 de maio, em Belo Horizonte.O público alvo são prefeitos, vereadores, agentes públicos e sociedade em geral, para um espaço de discussão, troca de informações e aprendizado.

O próximo “Ação Municipalista” será promovido na cidade de Cataguases, nesta sexta-feira, 23.

Acompanhe, também, as coberturas dos eventos em Teófilo Otoni (clique aqui) e Cataguases (clique aqui).