Home > COMUNICAÇÃO > AMM alerta para período chuvoso

AMM alerta para período chuvoso

   Com o início do período chuvoso começa também os riscos de deslizamento de terra, enchentes, desabamentos, entre outros. Esses desastres naturais acabam criando problemas sociais e financeiros para as cidades. Pensando nas dificuldades dos municípios e dos cidadãos mineiros, a Associação Mineira de Municípios – AMM orienta os gestores mineiros nesse momento de dificuldades para muitos municípios.

Anualmente, várias pessoas são atingidas pelas chuvas e acabam perdendo seus bens, muitas vezes até mesmo a casa. Para que essa situação não se agrave, é muito importante que os municípios invistam em equipes de proteção e defesa civil, implantando, por meio de promulgação de lei municipal, um grupo de trabalho que deve ser composta por representantes dos órgãos públicos, incluindo pessoal da prefeitura e da sociedade organizada.

Por meio da defesa civil, várias providências preventivas ou emergenciais podem ser tomadas, agilizando o processo de mapeamento de áreas de risco até a busca de apoio governamental para situações de calamidade.
A defesa civil pode agir em 4 fases. Na primeira e mais importante, garante segurança à população. É a fase de prevenção: um período de ações para evitar catástrofes provocadas pelos fenômenos naturais. É o momento ideal também para o desenvolvimento de campanhas educativas e projetos de prevenção. A segunda é de socorro e o resgate de vítimas além de ajuda às pessoas em situação de risco. A terceira fase é de assistência e ocorre logo após o desastre, onde, por meio de doações, é prestada assistência às famílias atingidas além de encaminha-las aos abrigos. E por último, a fase de recuperação que consiste no reparo de danos psicológicos e materiais e a tentativa de devolver essas famílias ou comunidades inteiras, a normalidade do cotidiano.
Os cuidados do período chuvoso devem começar pela prevenção. Para orientar os prefeitos sobre formação da equipe de proteção e defesa civil, capacitação de pessoal, elaboração de planos emergenciais e formas de obter apoio, a coordenadoria estadual de defesa civil enviou ofícios com instruções aos 853 municípios mineiros. Em caso de dúvidas, o email da coordenadoria é o escola@defesacivil.mg.gov.br e o telefone é o 31 3915 0992.