Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > AMM alerta para o perigo dos incêndios florestais no período de seca

AMM alerta para o perigo dos incêndios florestais no período de seca

Nesta época do ano, a vegetação seca, a baixa umidade do ar e a falta de chuva contribuem para o aumento dos incêndios. Mas o grande vilão continua sendo o homem. Por isso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) alerta os gestores e servidores municipais quanto à necessidade de atenção em relação aos focos de incêndio no período de seca, que podem consumir matas, comprometendo nascentes e a distribuição de energia elétrica. Podem ainda queimar plantações e atingir residências e o comércio.

Segundo o Instituto Chico Mendes, as queimadas têm atingido áreas de conservação do estado, como a Serra da Canastra, no centro-oeste. Minas Gerais registra recorde e entra em alerta, pois essa pode ser a temporada de incêndios mais rigorosa dos últimos anos. Até julho de 2016, já foram registrados mais de 13 mil focos de incêndio no estado.É o maior índice dos últimos 19 anos, um aumento de 109% em relação ao ano passado, com pouco mais de 6 mil casos.

O técnico do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, entrou em contato com os principais órgãos ligados a esse tipo de proteção, e reforça a importância do Previncêndio neste apoio aos municípios. O Programa de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais é responsável pelas ações de controle e combate ao fogo, de acordo com a Lei Estadual nº 10.312/90.

O trabalho é executado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, e conta com diversas ações de controle, principalmente no entorno das Unidades de Conservação. Buscam o envolvimento voluntário das comunidades e empresas situadas no entorno das unidades de conservação, estreitamento de parcerias com as prefeituras, garantindo  uma melhor estruturação do sistema de prevenção de incêndios. Além disso, realiza campanhas educativas, especialmente junto às comunidades rurais, visando mudança de comportamento com relação ao uso do fogo em suas propriedades.

Interessados podem se cadastrar pelo telefone (31) 3295-6876 ou pelo email previncendio@ief.mg.gov.br

Em caso de incêndios ligue para a Força Tarefa Previncêndio no 0800 283-2323 ou para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no 193.

 

0002