Home > AMM > A Associação > História

historiaA Associação Mineira de Municípios completou em 2012 seus 60 anos de história com muitas vitórias para comemorar.

Nossa história revela e comprova que somos um Estado que exerce um papel de enorme influência na vida política, econômica, social e cultural do país. Nossa grandeza – tanto em área e municípios quanto em população, história e cultura, nos dá uma condição especial.

Quando nos unimos, potencializamos nossa capacidade de conquista.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) foi fundada em 17 de outubro de 1952 e com seus 60 anos de história, preserva a filosofia que orienta o seu dia-a-dia: reunir e representar os municípios de Minas buscando, por meio de suas potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um e o consequente desenvolvimento do Estado.

Trata-se de uma entidade política, suprartidária e de utilidade pública além de ter como seus parceiros os gestores municipais que acreditam no princípio municipalista como alavancador para a construção de um Estado e um País soberano. Os governos estadual e federal, as associações microrregionais de municípios, bem como diversas instituições da sociedade civil, trabalham com a parceria da AMM e reconhecem a força de sua representatividade.

A AMM atua como estrutura de articulação política e se posiciona frente aos poderes executivo, legislativo e judiciário como representante legítima das 853 cidades, o maior número de municípios reunidos do Brasil. Ao mesmo tempo em que defende os interesses e os direitos dos municípios mineiros, oferece a eles ferramentas para se tornarem autônomos econômica e juridicamente através da implementação de uma gestão eficiente.

Além da importante representação política, a AMM está estruturada para prestar consultoria a todos os municípios mineiros nas áreas jurídica, assistência social, educação, economia, contábil, finanças, captação de recursos, meio ambiente, serviços especializados e comunicação. Seus consultores, profissionais especializados na área pública, trabalham com estratégia de fortalecimento municipal, proporcionando aos prefeitos melhores condições de tomada de decisão.

PRESIDENTES

Desde sua criação, muitos presidentes passaram pela Associação, cada um deles com seu modo de gerir e trabalhar em prol da causa municipalista e do fortalecimento do associativismo.

O primeiro presidente eleito da AMM foi Celso Mello de Azevedo, em 1968. Atualmente, a eleição para a escolha da diretoria é bienal. A Associação está em sua 17ª gestão e o atual presidente é Antonio Andrada, prefeito de Barbacena.

 

 

Antonio Andrada

Presidente da AMM – 2013-2015

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores