Home > COMUNICAÇÃO > Alunos da FUPAC-NL fazem visita técnica ao Tribunal de Contas de Minas

Alunos da FUPAC-NL fazem visita técnica ao Tribunal de Contas de Minas

Os alunos do curso de direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Nova Lima (FUPAC-NL) tiveram a oportunidade, nesta terça-feira (07/10), de conhecerem o funcionamento do Tribunal de Contas do estado de Minas Gerais (TCE-MG. A visita técnica fez parte do projeto Conhecer, programa de visitação do TCE, que tem o objetivo de fazer com que a sociedade possa compreender melhor o funcionamento e as atribuições do órgão fiscalizador.
O coordenador do curso de direito da FUPAC, Leonardo Ferraz, a diretora da Escola de Contas do TCE-MG, Natália Araújo e o conselheiro José Alves Viana, receberam os alunos no auditório e reforçaram o papel do tribunal como órgão fiscalizador do Estado.

Natália Araújo enfatizou junto aos presentes que a aproximação do órgão com a sociedade tem sido cada vez mais efetiva: “Nesse momento histórico, em que o combate à corrupção é um desejo de toda a população, é fundamental a atuação dos órgãos de controle”. Seu discurso foi reforçado pelo conselheiro Viana: “O Tribunal de Contas quer levar uma mensagem mais pedagógica, preventiva. Não nos interessa sermos sancionadores, queremos que não se cometa o erro, que ocorre, muitas vezes, por desconhecimento”.

Além de visitar alguns setores do TCE-MG, os estudantes puderam acompanhar uma sessão da Câmara, para conhecerem um pouco mais sobre os julgamentos realizados pelo Tribunal de Contas, e como eles são relatados e julgados pelos conselheiros. O coordenador Leonardo Ferraz falou da importância desse tipo de contato para os alunos: “Buscamos traduzir aos alunos, em uma linguagem mais simples, aquelas atividades que são desenvolvidas no tribunal, o que, com certeza, ajuda a compor a forma de controle mais efetiva, que é o controle social”.