Home > COMUNICAÇÃO > Alto Paranaíba recebe reunião itinerante da AMM

Alto Paranaíba recebe reunião itinerante da AMM

Para discutir os desafios da região do Alto Paranaíba, a Associação Mineira de Municípios – AMM realizou nesta quinta-feira (05), a segunda reunião itinerante da gestão 2013/2015. O encontro na cidade de Patrocínio contou com a presença do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.

Para o prefeito de Patrocínio, doutor Lucas de Siqueira, o evento coloca a cidade no mapa político do estado. O prefeito ainda ressaltou a honra de receber a reunião da AMM em sua cidade. “Patrocínio se sente honrada de receber aqui o movimento municipalista mineiro, trazendo para nós esta certeza de que o trabalho em conjunto é a chave do sucesso destas empreitadas que temos pela frente”, disse.

O presidente da AMM e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada destacou as ações da Associação em defesa dos municípios mineiros. Entre os pontos discutidos, o adiamento da transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios e a luta contra a queda das receitas das cidades foram pautas marcantes.  Assumindo um papel de relevância na discussão dos ativos de iluminação pública, a AMM conseguiu, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a prorrogação da transferência por mais um ano, o que deve ser anunciado nos próximos dias.

Andrada também convidou os presentes para o dia do Basta, no próximo dia 13 de dezembro. Uma ação promovida pela AMM, que demonstra o quão alarmante é a situação financeira dos municípios neste momento. Andrada lembrou, durante o evento, da necessidade de se aproximar os recursos dos municípios, que têm recebido demandas cada vez maiores e não  possui receitas para cumprir com suas obrigações legais.

O presidente da AMM lembrou também que as reuniões itinerantes são uma forma da Associação se aproximar dos municípios, ganhando legitimidade para falar em nome das 853 cidades. Para Andrada, a AMM precisa “estar presente fisicamente em todas as regiões do estado, contactando os prefeitos e as populações regionais, e sentindo o drama e as demandas de cada região, para poder interpretar isso melhor e agir com melhor eficiência” fala.

O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, destacou os desafios enfrentados por estados e municípios devido à falta de recursos. Coelho lembrou o grande número de obrigações que é repassado por aos estados e municípios enquanto a União se isenta de investimentos e concentra os recursos do país.

Reafirmando o anúncio do Governador Antonio Anastasia, Alberto Pinto Coelho divulgou o investimento de R$1,8 bilhão para a construção do gasoduto que irá ligar a cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento representa o estímulo do desenvolvimento econômico de diferentes partes do estado, incluindo a cidade de Uberaba, com a fábrica de amônia.

O gasoduto será totalmente construído no território de Minas Gerais, gerando valor para o Estado na execução da obra, com a criação de novos empregos, e, principalmente, potencializando a atração de novos empreendimentos para o Estado, com a chegada do gás natural a regiões ainda não atendidas pela Gasmig. O gasoduto partindo de Betim, passará por municípios com potencial do uso do gás natural, como Juatuba, Igarapé, Mateus Leme, Itaúna, Divinópolis, Lagoa da Prata, Luz, Araxá e Delta, entre outros.

O encontro na cidade de Patrocínio contou com a presença de prefeitos e prefeitas de todas as regiões do estado.

 

Instituto AMM de Ensino e Pesquisa

Durante a solenidade de abertura da segunda reunião itinerante, Antônio Carlos Andrada anunciou a criação do Instituto AMM de Ensino e Pesquisa. O novo projeto vem potencializar e qualificar os serviços prestados pela Associação Mineira.

O Instituto tem o objetivo de capacitar os servidores, secretários e gestores mineiros, por meio de cursos de curta duração, extensão, graduação, pós-graduação de forma presencial e a distância. O instituto AMM também irá promover pesquisas visando o desenvolvimento da gestão municipal e potencializando as ações da AMM em todo o estado.