Home > COMUNICAÇÃO > Agricultura familiar recebe incentivo em Minas

Agricultura familiar recebe incentivo em Minas

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA investirá cerca de 800 mil reais na agricultura familiar em 2014. Através do convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O investimento será viabilizado com o objetivo de apoiar a inclusão dos agricultores familiares aos processos de agroindustrialização da produção, gerando mais emprego e rentabilidade, a partir da oferta de produtos de origem animal regularizados. O convênio firmado em 2012 foi no valor de dois milhões de reais para desenvolver o setor.

Dentre as atividades previstas destacam-se as seguintes: contratação de empresa para elaboração de rótulos e projetos arquitetônicos das agroindústrias familiares; confecção de material técnico educativo (cartilhas e banners), compra de veículos para realizar acompanhamento e educação sanitária dos agricultores familiares; realização de análises físico-químicas e microbiológicas de monitoramento dos produtos da agroindústria familiar sem custo para o produtor; bem como as análises para verificação da qualidade da matéria-prima e da água e custeio dos exames de brucelose e tuberculose dos rebanhos.

O presidente da AMM e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, ressalta que pelo fato de Minas comportar uma grande faixa de municípios pequenos e rurais, a agricultura familiar deve ser incentivada : “ Capacitar e dar condições para que essa parcela do setor agropecuário cresça e traga benefícios não só para eles, mas para quem consome os produtos produzidos por essa agricultura familiar”.

 

AMM em sintonia com o tema

A agricultura familiar é responsável pela produção de grande parte dos alimentos consumidos, sendo um importante segmento agropecuário de Minas Gerais. A Associação Mineira de Municípios – AMM busca incentivar esse setor, e por isso, o 31º Congresso Mineiro de Municípios abordará o tema em uma de suas salas técnicas, com o objetivo de esclarecer os presentes sobre como  potencializar o desenvolvimento municipal a partir da agricultura familiar. O evento será realizado de 6 a 8 de maio.

Fonte : Agência Minas