Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Ação Municipalista terminará rodada em Minas Gerais levando pautas prioritárias à região central do estado

Ação Municipalista terminará rodada em Minas Gerais levando pautas prioritárias à região central do estado

A série de encontros Ação Municipalista, que vem sendo promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), completará as 14 visitas a todas as regiões de Minas Gerais na próxima semana. Nos dias 15 e 16 de maio, as cidades de Matozinhos, na região central; e Carmo do Cajuru, no centro-oeste do estado, receberão o evento, que tem como objetivo aproximar os gestores locais da pauta prioritária e de outras questões importantes do movimento municipalista.

No evento, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores municipais e sociedade dialogam com consultores da CNM e da AMM sobre as principais reivindicações municipalistas, bem como os projetos que estão para ser votados no Congresso Nacional e dependem da pressão nos parlamentares para que sejam votados. Além das pautas, os participantes dos encontros são convidados para os principais encontros municipalistas do Brasil: a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcado para os dias 21, 22, 23 e 24 de maio, na capital federal; e o 35º Congresso Mineiro de Municípios, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

O formato da reunião é informal, com foco em assuntos sobre as principais conquistas do movimento municipalista em 2017, como: ISS, Encontro de Contas, Cefen, Precatórios, entre outros; e as principais pautas municipalistas: AFM, 1% do FPM, Atualização dos Programas Federais, Lei Kandir, Licitações, UPA, Creche, Calc, Improbidade.

“É importante que essas informações cheguem ao interior do estado e que os prefeitos, vereadores e servidores públicos saibam o que acontece em Brasília, para poderem conhecer melhor o que está sendo pautado e cobrar dos deputados a aprovação de pautas de interesse dos municípios”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Termo de Compromisso 

Os participantes do evento também contribuem com a proposta de se criar um documento conjunto entre a CNM e todas as associações estaduais, para que, nas próximas eleições, cada candidato a deputado, senador, governador, assine um termo de compromisso, e avance no Congresso projetos que garantam melhor repartição de recursos com os municípios. “Sem autonomia, não temos como avançar. Fazer emenda é bom, fazer contribuição para o município é bom, mas muitas vezes o deputado deixa de votar um projeto, que vai trazer muito mais receita, por uma emenda. E, às vezes, por causa do jogo político, acaba votando sem conhecer de fato o problema”, ressaltou Ângelo Roncalli, consultor da CNM e palestrante do evento.

Acesse as fotos dos eventos anteriores no Flickr da AMM, clicando aqui.

Publicado em 10 de maio de 2018.