Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Abertas inscrições para estágio internacional de bibliotecários públicos

Abertas inscrições para estágio internacional de bibliotecários públicos

Interessados em programa de estágios internacionais dirigido a bibliotecários de bibliotecas públicas, comunitárias e populares podem promover inscrição até dia 10 de agosto. Lançado pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), dirigido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), o programa busca contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos suficientes e altamente qualificados para assumir os desafios existentes.

Dentre os requisitos mínimos estão: ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas – exceto escolares – ou comunitárias; estar, atualmente, vinculado a uma biblioteca pública, comunitária ou popular; estar trabalhando em programas de alfabetização digital, alfabetização leitura/escrita; e ter experiência em programas de conservação e difusão da memória sociocultural. Os bibliotecários devem demonstrar que estão trabalhando ou planejam trabalhar, nas suas respectivas bibliotecas, em projetos similares ao tema dessa convocatória.

Os bibliotecários interessados devem se inscrever até o dia 10 de agosto pelo e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org.A entidade recomenda ainda, no âmbito da gestão pública municipal de cultura, que os gestores locais incentivem os bibliotecários que atuam nas respectivas bibliotecas municipais a participarem do estágio.

Saiba mais

Essa é a terceira convocatória de estágios internacionais. Dessa vez, serão selecionados 20 bibliotecários dos países e cidades membros do Programa Iberbibliotecas: do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, da Espanha, do México, do Paraguai, do Peru, de Buenos Aires (Argentina) e de Medellín (Colômbia). Serão selecionados dois bibliotecários por membro. O estágio deste ano prevê focar em ações desenvolvidas nas bibliotecas públicas para mitigar a brecha digital, preservar a memória sociocultural e promover a alfabetização dos cidadãos em qualquer suporte e formato.

A iniciativa ocorrerá em Madri, na Espanha, entre os dias 20 e 26 de novembro de 2018, tendo como objetivo compartilhar as diferentes práticas alfabetizadoras que são desenvolvidas em bibliotecas, nessa época de transição tecnológica, na qual a preservação da memória cultural e o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem adquirem cada vez maior importância. Será fornecido aos selecionados hospedagem, alimentação, transporte aéreo e de translado, seguro viagem e o valor referente às taxas de saída do seu país e do visto de ingresso no país de destino.

Acesse a  convocatória, mais informações pelo site ou pelo e-mail cultura@cnm.org.br

Com informações da Iberbibliotecas e CNM.

Foto: Pixabay. Publicado em 13 de julho de 2018.