Home > COMUNICAÇÃO > Aberta a seleção de livros para escolas rurais

Aberta a seleção de livros para escolas rurais

Professores, diretores e coordenadores de escolas rurais têm até o dia 15 de julho para selecionarem os livros didáticos adequados ao sistema pedagógico de cada rede de ensino. O processo de escolha do material foi disponibilizado nesta segunda-feira, 8 de junho, no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O responsável por cada Secretaria de Educação deve fazer o registro da escolha no próprio portal. Para que a seleção seja mais democrática, a Associação Mineira de Municípios (AMM) recomenda que haja reuniões com todas as escolas públicas rurais e seus professores.

Esta é a segunda vez que o FNDE vai distribuir material didático específico para estudantes de escolas do campo, com abordagem que considera a realidade social, cultural, ambiental, política e econômica dessa parcela da população. Nesta edição, serão beneficiados 2,6 milhões de estudantes de quase 60 mil escolas em todo o país.

Guia do PNLD Campo 2016

Para facilitar a busca do material ajustado a cada realidade, o FNDE disponibilizou o Guia do PNLD Campo 2016, com resenhas e avaliações das coleções e dos livros regionais aprovados para esta edição do programa, além de orientações sobre o processo, normas de conduta e impedimentos.

No guia, foram selecionadas coleções didáticas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) com componentes curriculares como: letramento e alfabetização; alfabetização matemática; língua portuguesa; matemática; ciências; história; geografia e arte, além de livros com temáticas regionais.

Publicado em 08/06/15