Home > CQGP > A elaboração de Planos de Mobilidade Urbana foi tema de curso do CQGP da AMM

A elaboração de Planos de Mobilidade Urbana foi tema de curso do CQGP da AMM

Os municípios com mais de 20 mil habitantes têm até abril de 2019 para elaborar seus planos de mobilidade urbana, conforme determinado pela Medida Provisória 818/2018, que alterou a lei 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana). O tema foi discutido nos dias 27 e 28 de agosto, no curso “Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana e a Gestão do Trânsito Local”, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da Associação Mineira de Municípios (AMM).

A professora do curso, Nádia Sudário, explica que as principais dificuldades dos participantes são: como elaborar os planos e acessar os recursos – por emendas parlamentares ou parcerias público-privadas. A educadora, que é mestre em planejamento urbano de transporte e doutora em mobilidade urbana, salienta que em todo município existe a necessidade de repensar o trânsito com a participação da sociedade.

“Nesta turma havia agentes técnicos, então fizemos uma oficina para encaminhar às cidades participantes o que já existe de mobilidade e do sistema viário de trânsito e transportes. Com a dinâmica da turma, com toda a diversidade dos vários municípios que participaram, a gente pode trocar ideias, sugestões, e eles saem daqui de certa forma animados para elaborar esses planos nos seus municípios”, reforça Nádia.

O chefe de transporte da prefeitura de Rodeiro, Olivaldo de Macedo Lima, aprovou o curso e conta ter aprendido questões importantes para a gestão do trânsito no município. “O curso enriquece muito. A professora nos explicou e deu condições para entender melhor a questão da acessibilidade para o cadeirante, para as pessoas com deficiência. Tudo o que não tem em um pequeno município, que foi criado há 55 anos, de forma antiga. Então, precisamos fazer melhorias para que as pessoas possam ir e vir com mais qualidade. O que aprendi neste curso foi muito importante ao crescimento do meu município”, concluiu.

Confira os próximos cursos do CQGP aqui.

Publicado em 29 de agosto de 2018.