Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > 35º Congresso da AMM: Judicialização da Saúde será amplamente discutida durante Seminário

35º Congresso da AMM: Judicialização da Saúde será amplamente discutida durante Seminário

O crescente número de ações judiciais da saúde tem onerado ainda mais os cofres públicos, potencializando a crise financeira enfrentada pelos municípios mineiros. Discussões sobre esse tema são imprescindíveis para os gestores e servidores das prefeituras e, por isso, dentro da programação do 35º Congresso Mineiro de Municípios, a AMM preparou o II Seminário da Judicialização da Saúde, com o objetivo de demonstrar a preocupação com a crescente demanda judicial e apresentar alternativas para a qualificação dessas ações.

O Seminário acontecerá no segundo dia do 35º CMM, 20 de junho, e contará com a presença de procuradores, desembargadores, defensores públicos, promotores, gestores e prefeitos, pessoas diretamente ligadas ao assunto, que participarão de duas mesas com temas relevantes para a área. Temas importantes, como origem e impactos dessa judicialização em vários âmbitos, impactos no atendimento à assistência farmacêutica; casos práticos; como reduzir essas ações frente à Defensoria Pública, a atuação do Ministério Público nesses casos, além de medidas para uma qualificação técnica nas defesas das demandas de saúde.

Segundo a técnica do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, participar do evento é necessário para que “seja possível criar alternativas para o aprimoramento da gestão e do financiamento da saúde, buscando qualificar as ações judiciais na medicina baseada em evidências, tentando alcançar um equilíbrio financeiro e a melhoria na execução das ações e serviços de saúde”.

Conheça a programação no hotsite do evento e inscreva-se. A participação é gratuita.

Sobre o 35º Congresso Mineiro de Municípios

O 35° CMM terá como tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz. O evento é um momento não só de aprendizado, mas de troca de experiências e casos de sucesso. “E é isso que os gestores mais precisam: experiências para trazer resultados satisfatórios e positivos; e união para chegar lá”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Em uma robusta programação voltada para a gestão pública municipal, o Congresso engloba salas técnicas, debates, fóruns, seminários, encontros e a grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 33ª versão, o que transformará o Mineirão no maior movimento municipalista do Brasil.

Publicado em 9 de maio de 2017.