Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > 31º Congresso Mineiro de Municípios

31º Congresso Mineiro de Municípios

Acesse o site

Cenário

Os Municípios têm a seu cargo as principais demandas da sociedade:  saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, habitação, transporte, desenvolvimento econômico, infra-estrutura, mobilidade urbana, assistência social, preservação do patrimônio histórico-cultural, lazer, dentre outras. É no Município que a vida acontece.

Com a excessiva concentração de receitas na União Federal, e sem recursos financeiros, os Municípios não conseguem investir nos serviços que ofertam à população. Por sua vez, a concentração dos poderes na União afasta o centro decisório dos Municípios e da sociedade.

É nesse contexto que a AMM realiza o 31º Congresso Mineiro de Municípios que se consolida a cada ano como um dos maiores eventos de gestão pública do país  reunindo  gestores públicos, empresários e sociedade para promover o debate e a troca de ideias sobre temas relacionados às perspectivas do Brasil e de Minas Gerais  a partir dos desafios impostos a todos estes atores.

Tema

No  contexto atual, os gestores públicos, especialmente, dos municípios, precisam ampliar  os canais de comunicação com a sociedade, estimular o diálogo e a sua participação na definição das políticas públicas.

Administrar as pressões de todos os segmentos da sociedade é uma tarefa árdua, embora gratificante. Para isso, os novos gestores necessitam construir o diálogo com a sociedade e divulgar suas ações, criando uma sinergia entre a necessidade e a ação. O papel do gestor público é o de identificar e criar oportunidades, propor soluções que melhorem as condições de vida da população, promovam o desenvolvimento sustentável e transformem os impostos em serviços públicos de qualidade.

Por isso, o 31º Congresso Mineiro de Municípios vai discutir e debater por meio de conferências e palestras,  sobre os cenários econômico e político mundial, brasileiro e mineiro para o ano de 2014,  vai tratar dos principais desafios dos gestores públicos municipais e as principais oportunidades de ação.