Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > 30º Congresso Mineiro de Municípios

30º Congresso Mineiro de Municípios

O CENÁRIO

As eleições de 2012 provocaram uma significativa movimentação no cenário político nacional. A sociedade mineira acompanhou este viés de mudança renovando em 80% (oitenta por cento) os chefes do poder Executivo Municipal. O fortalecimento e a consolidação do processo democrático eleitoral brasileiro implica também reconhecer a existência de um conjunto de novos desafios e novas oportunidades da gestão pública, especialmente do âmbito municipal, destacando seu papel preponderante na vida do cidadão.

A escolha dos novos representantes por intermédio das eleições municipais tem reflexos e conseqüências diretas sob a ordem política, administrativa e organizacional e aprofundam a análise e discussão da necessidade de se redefinir o papel dos municípios face ao modelo federalista implementado no Brasil e, principalmente, dos instrumentos de gestão que possam desenvolver políticas públicas mais eficientes e efetivas, que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

TEMA 2013

 

NOVOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA GESTÃO MUNICIPAL

 

O ano de 2013 se apresenta como um ano extremamente importante para a sociedade brasileira, pois é o primeiro de um ciclo que se inicia a partir de uma premissa de necessidade de mudança e evoluções das políticas públicas municipais. Desenvolver uma gestão

pública de excelência, administrando as pressões de todos os segmentos da sociedade é uma tarefa árdua, embora gratificante.

Contudo, para isso, os novos gestores necessitam rapidamente entender as dinâmicas próprias para construção da melhor alternativa a ser aplicada em sua comunidade.

Neste sentido, o 30o Congresso Mineiro de Municípios vai discutir e debater temas da maior importância para a sociedade, gestores públicos e privados, apresentando com nível de excelência, através de conferências e palestras, os cenários econômicos mundial, brasileiro e mineiro para o ano de 2013, os principais desafios dos novos gestores públicos municipais e as principais oportunidades de implementação de uma gestão eficiente e eficaz.

Sem dúvida uma excelente oportunidade para ampliar relações de diálogo com diversos públicos.